terça-feira, 24 de dezembro de 2013

DIZEM QUE A GREVE DE AGENTES DO MATO GROSSO EXPÔS O SISTEMA PRISIONAL AO CAOS

    A greve dos agentes prisionais deste ano expôs, mais uma vez ,o caos no sistema penitenciário em Mato Grosso. A greve nesse segmento, mesmo que curta, significou risco de motins e outros desequilíbrios, em um ambiente já sujeito a confusões.



    Depois de pouco mais de uma semana de paralisação e denúncias, de 26 de julho a 5 de agosto, os servidores resolveram dar uma trégua ao movimento, até porque o Governo insistiu que, enquanto a categoria estivesse parada, não haveria diálogo. Compreendendo que o setor é rastilho de pólvora, a Justiça determinou que 70% do efetivo cumprissem jornada.

    O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen) afirmou que a determinação foi cumprida.

Mas a greve foi tensa por todo o tempo.

    A OAB chegou a ,reivindicando judicialmente o atendimento mínimo dos servidores para garantir a comunicação entre o advogado e seu cliente, como determinam a Lei Federal 8.906/94 e a própria Constituição Federal. Diante dessa situação, a Justiça acabou considerando a greve ilegal. 

Os agentes prisionais reivindicaram 10 itens, entre eles a exigência de nível superior no concurso público para o cargo e insalubridade.

A negociação da greve envolveu três secretarias: Administração, Justiça e Direitos Humanos e Casa Civil. No entanto, o Governo não atendeu à pauta salarial. Os outros itens foram acatados. 

A categoria queria reajuste imediato, mas conquistou 7,5% para 2014 e mais 7,5 % para 2015, além da recomposição salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) na data-base dos servidores públicos.

No dia 5 de agosto, os 1,8 mil agentes prisionais que atuam em todo o Estado de Mato Grosso voltaram ao trabalho.

FONTE: MIDIA NEWS

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja objetivo e não ofenda as pessoas que vão ler seu comentário, crianças também podem estar vendo, quem sabe até sejam seus familiares, portanto não seja pornográfico. Venha para somar e não para destruir a obra dos outros!