terça-feira, 10 de dezembro de 2013

DECLARAÇÃO DO DIRETOR DO PRESÍDIO PROFESSOR JACY DE ASSIS SOBRE CONCURSO LANÇADO

    Segundo o coordenador do Sistema Prisional na 9ª Risp, coronel Adanil Firmino da Silva, pelo fato de o processo ser realizado em seis fases diferentes, incluindo um treinamento final realizado pela Seds, os que forem aprovados deverão assumir os postos somente em 2015. Ainda segundo ele, também não há definição de quantas das 166 vagas para a 9ª Risp serão para cada uma das seis unidades da região. “De qualquer maneira, mesmo com esse reforço previsto, em geral, deveremos estar abaixo da nossa necessidade”, afirmou.

Concurso vai ter 166 vagas para agentes penitenciários na região

Estudo realizado pela coordenação da 9ª Risp mostra que o Presídio Professor Jacy de Assis tem 308 agentes (dos quais somente 51 são efetivos) atualmente, mas deveria ter 417 para equalizar a demanda interna em relação à capacidade de abrigar 940 presos. Sendo assim, afirma o coronel, não é possível saber se esses efetivados substituirão de forma maciça a maioria de agentes contratados.

VAGAS PARA DEFICIENTES

    Assim como em outros concursos para agentes penitenciários ocorridos no passado, o lançado para 2014 não irá reservar vagas para deficientes. A alegação da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) de Minas Gerais é que o cargo exige plenitude das funções motoras do candidato pelo fato de que ele portará armas e trabalhará com guarda e escolta de detentos.

Com isso, o Ministério Público Estadual em Belo Horizonte, a exemplo também do que ocorreu no passado, estuda entrar com uma ação civil pública para garantir o direito de deficientes, garantido por normas constitucionais. Se isso ocorrer, a Seds pode ser obrigada a publicar novamente o edital com correções.

FONTE: CORREIO DE UBERLÂNDIA 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja objetivo e não ofenda as pessoas que vão ler seu comentário, crianças também podem estar vendo, quem sabe até sejam seus familiares, portanto não seja pornográfico. Venha para somar e não para destruir a obra dos outros!