quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ESTADO DO PARANÁ TERÁ 432 NOVOS AGENTES PENITENCIÁRIOS EM BREVE E GOVERNO QUER CRIAR MAIS 2 MIL CARGOS DA CATEGORIA

    Concurso público que vai contratar 423 agentes penitenciários está sendo finalizado pela Seju, afirmou o governo do estado em nota divulgada nesta quarta (4). Até o momento, há 33 mil inscritos. O salário inicial é de R$ 3,8 mil. A Seju também solicitou a criação de outros 2 mil novos cargos de agentes penitenciários para o Paraná. Porém, não há previsão de quando isso deve acontecer.


    Apesar da reclamação dos agentes, o governo reforça que o quadro atual cumpre determinação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça, que prevê um agente para cada cinco presos. Hoje, seriam 3.638 agentes para 18.072 detentos nas 31 unidades penitenciárias do Estado - ou 4,96 presos por agente.

    A notícia do governo ainda diz que a autorização para o porte de armas fora de serviço – uma das solicitações dos agentes – é assunto relacionado ao governo federal e foi vetada por decisão da presidente Dilma Rousseff no início deste ano. Os manifestantes argumentam que em alguns estados, leis estaduais garantem que agentes usem armas.

    Sobre a superlotação carcerária, o governo diz que está relacionada às Delegacias de Polícia. Atualmente, há 9,9 mil presos nas unidades, apesar de a capacidade ser para 6,5 mil.

    A nota do governo diz que o salário só está atrás do que se paga no Tocantins e no Rio de Janeiro. E que a categoria teve reajuste de 33,33% sobre a gratificação desde 2011.

FONTE: JORNAL DE LONDRINA

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja objetivo e não ofenda as pessoas que vão ler seu comentário, crianças também podem estar vendo, quem sabe até sejam seus familiares, portanto não seja pornográfico. Venha para somar e não para destruir a obra dos outros!