segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ÚLTIMAS PALAVRAS DO AGENTE IDALÉCIO AO AMIGO HENRIQUE CORLEONE



ULTIMA CARTA DO AGENTE PENITENCIÁRIO-MG QUE SE SUICIDOU
===========================================

Boa tarde Corleone, tudo bem irmão. Eu devo da uma afastada por um tempo mas de antemão quero te agradecer por lutar por esta classe menos favorecida que vem de forma sofrida caminhando contra ventos fortes e tempestades. Tentei te ligar esta semana pra te desejar feliz ano novo e dividir algumas coisas mas seu telefone esteve fora de área estes três últimos dias. Mas acredito que você esteja bem ai na roça com sua família. Vi uma foto sua de cachoeira e la realmente é um lugar bonito. Valorize sua familia enquanto pode. Meus pais estão velhos e fiquei a maior parte do tempo longe deles e eles passaram muitas dificuldades por isto. Cuide da sua família sempre. Esta profissão é ingrata o bastante pra te fazer perder o folego. Penso que com este concurso as coisas melhorem mas nos do concurso de 2005 passamos muitas dificuldades e diversas vezes tivemos que pegar o boi pelo chifre com alguns diretores que não tem nenhuma qualificação e assumem por que são apadrinhados de gente forte da secretaria. O dia que os agentes efetivos assumirem as coisas mudam por que o cara num vai fazer besteira pois ele sabe que não precisa cumprir ordens ilegais pois ele volta a ser agente, ele não perde o emprego. Tem diretores que envergonham o sistema e vao travar muito o crescimento da classe dos agentes, eles serão lembrados sempre de forma negativa pelo que fizeram enquanto outros serão lembrados positivamente, pois sao bons diretores, sao capacitados..
As unidades tem uma estrutura precária e muito ruim e por isto os agentes penam muito no dia-a-dia. Trabalhei em várias regiões de Minas, dei sorte por ter saído minha transferência para Salinas, que fica a 47 km, pois estava difícil a adaptação na Penitenciária de Francisco Sá. Lá é um lugar difícil, mais de 60 por cento dos efetivos estão descostosos, sendo que a grande maioria é de Montes Claros e além deste ambiente de trabalho pouco favorável, ainda estão enfrentando uma viagem de ônibus que está durando quase três horas,, acredita, devida a estrada está em péssimas condições, ou seja, estão pedendo 5 horas por plantão trabalhado em deslocamento, em uma escala de 12/36, é osso, geralmente os agentes gastam em torno de 600 reais com passagens ônibus, ao mês, a escala é ruim, o ambiente é pesado, mas a única coisa que salva la é a estrutura do local. e por isto eu decidi levantar o Guerreiro para que ele fosse a pessoa escolhida pra muda este cenário por que eu já estava cansado de ver tudo isto e por isto decidi me manifestar pois fiz grandes amigos em moc. O Guerreiro é a pessoa que ira promover aqui a mudança e fazer acaba a opressão que toma conta do ambiente dos agentes e juntamente com você ai em bh com a associação que vocês criaram ira facilitar este intercanbio em contato com a asociação de três vales e patrocínio. acho que você deve se candidatar a deputado estadual nesta eleição por que você já e conhecido em todos os quatro cantos de minas e ia consegui angrariar muito apoio no meio nosso pra conseguir este feito e desta maneira iria ter uma mudança estrutural muito forte, como seu email diz voce e o predestinado. Eu tentei reunir minas gerais toda através do seu blog e do blog do Alexandre Guerreiro para conseguir que os agentes tivessem um canal de comunicação e tentei também juntar as associações do interior pra que tivéssemos uma voz a ser ouvida. Agradeço a confiança que teve em me inserir como moderado de seu blog onde por muito tempo conseguimos trazer informações relevantes. Depois que comecei a militar com mias força eu recebi varios emails de agentes em varios lugares reclamando de condiçao de trabalho e de opressao em diversas ocasioes e isto me fez sentir uma compaixao muito grande por todos os agentes e administrativo que tem no sistema, me deu uma angustia muito forte saber que isto é um ciclo sem fim por causa de vaidade de alguem de terno que nao esta ai por quantas gravidez foram perdidas, quantos filhos choraram, esquecem que os filhos dos agentes tambem merecem compaixao. acho que o sistema um dia muda mas vai demorar e grandes vozes terao que se levantar pra que isto aconteca. 
Fiquei muito triste que a eleições do sindicato, foi chapa úncia, na época que estava em Francisco as tentei desfeliar do sindicato, sei que tem um requerimento, mas o adm de la não soube me explicar, e sinceramente são quase cinco anos de contribuição sem ter retorno, a única coisa que recebo é um jornal do sindipúblicos a cada 4 meses, e um chapa para votação, falando que é chapa unica, la em Francisco sa so tinha eu, sindicalizado, parei para pensar foi a contrubuição mas mal paga que paguei em minha vida, ou seja sem utilidade nenhuma , de qualquer forma eu confio muito em você e no guerreiro em levar adiante o projeto de revolução no sistema. Quando teve a entrada do novo secretario eu tive uma esperança po que achei que teria mudanças e melhoria mas estava enganado por que ele não tomou nenhuma decisão significativa e como estudante de direito eu acabei por perder a fe no órgão Ministerio Publico pois pra mim eles não são o que a gente espera, um órgão independente, pra mim é somente mais uma peça do quebra cabeça que forma o cenário no qual estamos inseriodos. Muitos agentes morreram no ano de 2011 mas como dizia stalin quando um morre temos uma tragédia, mas quando vários morrem temos apenas esttatísticas. O sistema hoje não caminha como deveria não tem solução do jeito que ta e muitas cabeças estão sendo perdidas. Dos dois lados, tanto dos agente quanto dos presos e não ressocializa, somente cria gente frustrada. Eu escrevi alguns fragmentos e gostaria que você um dia publicasse na forma de livro, trata-se de uma fabula e portanto no momento certo você ira torna-la publica assim como foi a sua apostila que conseguiu ter um sucesso no concurso que se passa.
Estarei caminhando para um novo momento e tenho certeza que cedo ou tarde nos encontraremos novamente. Espero que as mudanças no sistema se aproximem o quanto antes. No mais felicidades de tudo de bom para vc e sua família.

Atenciosamente:
Indalecio Alves de Almeida(Tubarão Moc)


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja objetivo e não ofenda as pessoas que vão ler seu comentário, crianças também podem estar vendo, quem sabe até sejam seus familiares, portanto não seja pornográfico. Venha para somar e não para destruir a obra dos outros!