terça-feira, 3 de setembro de 2013

SC - PRESOS SERÃO OUVIDOS EM AUDIÊNCIAS REALIZADAS DENTRO DE PRESÍDIO E POR VIDEOCONFERÊNCIA

A direção do Departamento de Administração Prisional afirma que a realização de audiências dentro de uma unidade prisional será inédita no Estado e acredita que a estratégia montada para viabilizar as oitivas será uma lição.


''A ação está sendo articulada em conjunto com o Judiciário, o Executivo e os setores estão devidamente acionados. O nosso departamento está trabalhando e irá responder às suas responsabilidades. A expectativa é que seja uma lição e realizada em outras situações com presos que estão dentro do Estado. Hoje, para se ter ideia, são realizadas 4 mil escoltas ao mês e destas 90% são para os Fóruns. Tenho a expectativa de que represente avanço e otimização de recursos públicos, aumentando a sua eficiência. Algo deste porte é inédito no Estado. As audiências serão num novo espaço construído dentro do complexo antes de ele ser ocupado e onde por enquanto não há presos'', afirma Leandro Lima, diretor do Sistema Prisional do Estado de Santa Catarina.

:: ENTENDA O CASO
Um juiz e um promotor vão à prisão para ouvir presos. Parte deles será ouvido por videoconferência. Há um grupo que responde em liberdade e terá de ir ao local para acompanhar as audiências.

98 réus 

55 estão em presídios/penitenciárias estaduais e serão levados ao local

22 são líderes do PGC e estão na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte (serão ouvidos e acompanharão por videoconferência)

15 pessoas respondem em liberdade (o Estado disponibilizará transporte para quem não tiver condições de se deslocar ao complexo)

6 estão foragidas da Justiça até o momento. 

46 advogados trabalham nas defesas e também vão acompanhar os trabalhos

6 policiais são testemunhas, entre eles dois delegados

3 testemunhas terão a identidade protegida nos depoimentos

:: OS CRIMES DA FACÇÃO
Associação para o tráfico de drogas e formação de quadrilha armada 

:: SENTENÇA
As audiências serão encerradas ao final dos depoimentos. A sentença não sairá nesse dia. O processo seguirá para alegações finais e depois, a partir de nova manifestação do Ministério Público, o juiz dará a sentença em gabinete.

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja objetivo e não ofenda as pessoas que vão ler seu comentário, crianças também podem estar vendo, quem sabe até sejam seus familiares, portanto não seja pornográfico. Venha para somar e não para destruir a obra dos outros!