De Barra do Garças - Ronaldo Couto
O juiz Douglas Bernardes Romão determinou o afastamento de seis agentes prisionais e do diretor do presídio de Água Boa, Major Zuzi Alves da Silva, João Fernando Feitosa dos Santos. Os agentes são acusados de crimes de torturas e o diretor de estar possivelmente conivente com a situação.
DIRETOR AFASTADO
As denúncias contra os investigados surgiram durante visita do magistrado a unidade prisional,quando ele ouviu os relatos dos próprios detentos e achou por bem afastá-los.
A decisão passou a ser cumprida na tarde de sexta-feira com o subdiretor Edvaldo Alves Martins assumindo o comando do presídio, que é um dos maiores de Mato Grosso e enfrenta problemas de superlotação com mais de quatrocentos detentos.
Em Barra do Garças, novembro de 2013, dez agentes do socioeducativo foram afastados também acusados de crimes de torturas e maus-tratos a menores internos. O afastamento foi solicitado pelo promotor Marcos Brant Gambier Costa, após denúncia de familiares e menores supostamente agredidos.
Em Vila Rica, no Norte Araguaia, também houve afastamento de agentes por possíveis agressões a presos no final do ano passado. O motivo deste quadro se deve a superlotação das unidades prisionais e o efetivo reduzido de agentes que provoca estresse e até mesmo confronto.
Em Canarana, dia 13/01, presos atacaram dois agentes que estavam de plantão roubaram armas e fugiram na viatura do sistema prisional. Dos dezessete, quatro optaram em fugir. Destes, dois foram presos e um morreu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja objetivo e não ofenda as pessoas que vão ler seu comentário, crianças também podem estar vendo, quem sabe até sejam seus familiares, portanto não seja pornográfico. Venha para somar e não para destruir a obra dos outros!